Notícias

Notícias

Manaus recebe ‘3º Encontro de Famílias Empresárias de Manaus’

O FBN Brasil – The Family Business Network promove, no dia 20 de junho, no Hotel Blue Tree Premium, na capital amazonense, o ‘3o Encontro de Famílias Empresárias de Manaus’, uma realização em parceria com a Família Trecenti, do Grupo Lwart (SP). O evento é voltado a fundadores, acionistas, herdeiros, executivos de empresas familiares dos mais diversos segmentos e membros das futuras gerações dessas empresas.

No programa, destacam-se palestras e cases de empresas familiares, apresentados por membros das próprias famílias empresárias, que pretendem mostrar como organizações do gênero e de reconhecido sucesso têm garantido sua perenidade e êxito através das gerações, por meio de boas práticas de gestão, focadas na tríade Indivíduo-Família-Negócios.

– As empresas familiares são resultado da harmonia familiar e da competência com que essas famílias empresárias gerenciam as famílias, as sociedades e as organizações. O objetivo desses encontros é promover o aprendizado através da troca de experiências entre famílias que já possuem uma governança familiar e que, nesta condição, compartilham com os presentes os desafios de fazer o negócio crescer com sucesso e sustentabilidade sem perder os valores e as referências da família, explica Iêda Carvalho, diretora-executiva do FBN Brasil e acionista do Grupo Simões (AM).

Hoje, no Brasil, cerca de 90% das empresas são familiares, o que comprova a força desse modelo de negócio para o desenvolvimento da economia nacional. Mas, apesar de toda essa representatividade, cerca de um terço dessas empresas não avança além da segunda geração por falhas de gestão e preparação.

– Um dos desafios é a transmissão dos valores da família para organização. Quanto mais a empresa cresce e se afasta da primeira geração, mais rapidamente esses valores podem se perder pelo caminho. Cabe às novas gerações serem guardiãs desses valores e se prepararem para assumir o comando do negócio, da sociedade e da família, diz Iêda Carvalho.

Sobre o evento:

‘3o Encontro de Famílias Empresárias de Manaus’

Data: 20 de junho de 2012, das 9h às 17h
Local: Hotel Blue Tree Premium (Av. Umberto Calderaro Filho, 817, Adrianópolis – Manaus/AM)
Evento restrito a membros de empresas familiares.
Inscrição: R$ 210,00 por pessoa
Associados FBN: até 3 membros da mesma família são isentos de inscrição. Os demais têm 20% de desconto.
Associados FIEAM: R$ 168,00.

As inscrições podem ser feitas pelo email secretaria@fbn-br.org.br ou através do tel (11) 3078 8037. VAGAS LIMITADAS!

Destaques do programa:

Caso: Grupo Lwart
Palestrantes: Carlos Renato Trecenti (CEO e representante da 2ª Geração) e Sara Margaret Hughes (Conselheira)

Com sede em Lençóis Paulistas (SP) e 100% nacional, o Grupo Lwart é formado por três empresas que atuam nos setores de coleta e re-refino de óleo lubrificante (Lwart Lubrificantes), produção de celulose (Lwarcel Celulose) e de impermeabilizantes para construção civil (Lwart Química). Emprega um total de 3,3 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceirizados. A apresentação do Grupo será feita por Carlos Renato Trecenti, membro da 2ª geração da família fundadora e que está há 17 anos na empresa. Desde 2009, Carlos Renato responde como CEO. Sua esposa, Sara Margaret Hughes, que atuou como executiva por 13 anos no Grupo e hoje é membro do Conselho de Administração, também fará uma apresentação.

Por que uma empresa familiar é um modelo para o futuro?
Palestrante: Nome a confirmar (PwC Brasil)

O ambiente competitivo e desafiador no qual as empresas estão inseridas criou, nos últimos anos, desafios que, muitas vezes, comprometeram a continuidade dos negócios. Mas as que têm superado estes obstáculos com força, solidez e boas práticas de gestão têm uma característica que chamou a atenção do mundo nos últimos tempos: são empresas de controle familiar. O palestrante da PwC Brasil irá explorar quais lições podemos extrair dessas famílias em prol dos negócios e do crescimento do Brasil nos próximos anos e inspirar os participantes a entender seus papéis no futuro de suas empresas.

Visão da Governança Familiar-Societária-Empresarial
Palestrante: Werner Bornholdt (Werner Bornholdt Consultores)

Consultor em estratégias, governança, educação e gestão de empresas familiares, Werner Bornholdt tem mais de 80 acordos e projetos “familiar-societários- empresariais” concluídos e implantados. Coordena cursos para acionistas e conselheiros em empresas familiares (in company). Instalou e participou de 25 conselhos de administração (consultivos) em empresas familiares. Foi presidente de três conselhos em fase de transição por mais de três anos cada. Mestre em Psicologia e doutor (PhD) em Psicologia das Organizações (UNB Barcelona/Espanha), foi professor convidado na Universidade de Zurique (Suíça) e na Unisinos (RS). Também atuou como presidente e diretor de empresas multinacionais familiares. É autor do livro “Governança na empresa familiar – implementação e prática”, entre outros.

Rua Voluntários da Pátria, 190 / 501
Botafogo – Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22270-010
Tels.: (21) 2226.1346 / 2226.1347 / 2539.0775
Copyright © 2010 Factual. Todos os direitos reservados.