Notícias

Notícias

Rio de Janeiro sedia ‘Encontro FBN de Famílias Empresárias’

Em parceria com as famílias Monteiro de Carvalho (Grupo Monteiro Aranha) e Nacht (Mills), FBN Brasil promove, dia 29/5, evento no Hotel Pestana Rio.

Como preparar as futuras gerações para dar continuidade ao legado de seus antecessores? Como separar questões pessoais e corporativas no dia-a-dia das relações? Até onde vai o papel do gestor e onde começa o do pai/filho/irmão? Quem irá suceder o fundador na empresa e na família? Estas e outras questões são vivenciadas, diariamente, por membros de empresas familiares.

Para discutir esses assuntos diretamente de famílias para famílias, o FBN Brasil – The Family Business Network promove, no Hotel Pestana Rio, no dia 29 deste mês, o ‘Encontro FBN de Famílias Empresárias’, realizado em parceria com as famílias Monteiro de Carvalho (Grupo Monteiro Aranha) e Nacht (Mills).

No programa, destacam-se palestras e cases de empresas familiares, apresentados por membros das próprias famílias empresárias, que pretendem mostrar como organizações do gênero e de reconhecido sucesso têm garantido sua perenidade e êxito através das gerações, por meio de boas práticas de gestão, focadas na tríade Indivíduo-Família-Negócios.

O evento é voltado para fundadores, acionistas, herdeiros, executivos de empresas familiares dos mais diversos segmentos e membros das futuras gerações dessas empresas. Segundo Iêda Carvalho (foto), diretora-executiva do FBN Brasil e acionista do Grupo Simões (AM), um diferencial importante é o fato de famílias empresárias falarem diretamente para famílias empresárias.

– As empresas familiares são resultado da harmonia familiar e da competência com que essas famílias empresárias gerenciam as famílias, as sociedades e as organizações. O objetivo desses encontros é promover o aprendizado através da troca de experiências entre famílias que já possuem uma governança familiar e que, nesta condição, compartilham com os presentes os desafios de fazer o negócio crescer com sucesso e sustentabilidade sem perder os valores e as referências da família, explica Iêda.

As empresas familiares no Brasil

Vale lembrar que hoje, no Brasil, cerca de 90% das empresas são familiares, o que comprova a força desse modelo de negócio para o desenvolvimento da economia nacional. Mas, apesar de toda essa representatividade, cerca de um terço dessas empresas não avança além da segunda geração por falhas de gestão e preparação.

– Um dos desafios é a transmissão dos valores da família para organização. Quanto mais a empresa cresce e se afasta da primeira geração, mais rapidamente esses valores podem se perder pelo caminho. Cabe às novas gerações serem guardiãs desses valores e se prepararem para assumir o comando do negócio, da sociedade e da família, diz Iêda Carvalho, diretora-executiva do FBN Brasil.

Sobre o FBN Brasil

Criado em 1990 na Suíça, o FBN – The Family Business Network é uma organização independente sem fins lucrativos que promove a integração, o sucesso e a sustentabilidade de negócios familiares. Presente no Brasil desde 2000 e com sede em São Paulo, o FBN Brasil é gerido e representado por membros de famílias empresárias, representantes de organizações de renome nas mais diversas áreas, como construção civil, alimentação, bebidas, indústria automotiva, serviços, energia e agroindústria, entre outras.

De caráter associativo, o FBN tem por missão oferecer uma plataforma de relacionamentos entre seus membros, assim como compartilhar informações e oportunidades de aprendizado sobre empresas familiares no Brasil e no mundo. Outras informações: www.fbn-br.org.br ou pelo tel (11) 3078-8037.
‘ENCONTRO FBN DE FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS’

Programa:

Case: Grupo Monteiro Aranha
Palestrantes: Olavo Monteiro de Carvalho (representante da 3ª geração) e Joaquim de Mello (4ª geração) – Grupo Monteiro Aranha

Experiências no 22° Summit Internacional 2011 – Família Nacht
Palestrante: Francisca Nacht – Mills (representante da 3ª geração)

Por que uma empresa familiar é um modelo para o futuro?
Palestrante: Salete Garcia – PwC Brasil

Lições de sucesso de uma Família Empresária
Palestrante: Renata Bernhöeft – höft – bernhoeft & teixeira transição de gerações

Sobre o evento:

Data/horário: dia 29 de maio (terça), das 14h às 18h
Local: Hotel Pestana Rio Atlântica – Av. Atlântica, 2964 – Copacabana
As inscrições podem ser feitas pelo email secretaria@fbn-br.org.br ou pelo tel (11) 3078.8037.

Valor: R$ 65,00 por pessoa. Associados FBN são isentos de inscrição (até dois membros da mesma família)

O evento é restrito a membros de empresas familiares.

Iêda Carvalho, diretora-executiva do FBN Brasil

Rua Voluntários da Pátria, 190 / 501
Botafogo – Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22270-010
Tels.: (21) 2226.1346 / 2226.1347 / 2539.0775
Copyright © 2010 Factual. Todos os direitos reservados.