Notícias

Notícias

Cuidados com a pele no inverno

Pele-no-invernoO inverno começou oficialmente no último dia 21 de junho. Então, é chegada a hora de redobrarmos os cuidados diários com a pele para ela se manter saudável e bonita também na estação mais fria do ano.

Segundo a Dra. Paula Bellotti, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no inverno a pele costuma ficar mais ressecada. Daí a importância de se fazer uma boa hidratação, tanto por meio de cremes mais potentes, quanto através do hábito de beber líquidos, especialmente água. A médica faz um alerta importante: “No inverno, costumamos sentir menos sede, mas nem por isso devemos reduzir a ingestão diária de água, fundamental para o pleno funcionamento de todos os órgãos e também para a saúde da pele”.

Uma boa esfoliação também pode ajudar a manter a saúde, o viço e a beleza da pele no inverno. Ela ativa a circulação, uniformiza, remove impurezas e células mortas e estimula a síntese de colágeno novo, deixando a pele pronta para absorver melhor os princípios ativos dos cremes hidratantes e de tratamento.

No caso das peles normais a oleosas, a dermatologista recomenda que esta esfoliação seja feita semanalmente. Já nas peles secas, a cada 15 ou 20 dias. Quanto aos produtos a serem usados, o melhor é seguir sempre a orientação de um dermatologista, que irá prescrever produtos e tratamentos ideais para as necessidades e características de cada paciente.

“Na hora de hidratar, atenção especial a áreas como cotovelos, joelhos, mãos e pés, que tendem a ressecar ainda mais no frio. Nos lábios, use produtos específicos que mantenham seu nível de hidratação o dia todo”, diz Paula Bellotti.

Outra dica da especialista para a estação é evitar banhos longos e muito quentes, que ressecam ainda mais a pele. “Dê preferência também aos sabonetes líquidos, que são mais emolientes. E não pense que porque está frio, você pode abandonar o seu filtro solar no fundo da gaveta. Ele deve ser usado diariamente em todas as estações do ano”, lembra.

Com relação aos procedimentos em consultório, Dra. Paula lembra que esta é a melhor época do ano para tratar o melasma, aquelas manchas acastanhadas e resistentes que aparecem em geral na face e incomodam tanta gente. Uma das tecnologias mais eficazes para combater o problema, segundo a especialista, é o Laser Thulium 1927. “Os protocolos atuais são feitos com energias mais baixas e com uma ponteira de diâmetro menor, específica para tratar melasma. Ou seja, menos desconforto para o paciente e resultados ainda mais eficazes”, explica a médica.

2207bu0619

149266_555440754476918_1243276004_n

Rua Voluntários da Pátria, 190 / 501
Botafogo – Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22270-010
Tels.: (21) 2226.1346 / 2226.1347 / 2539.0775
Copyright © 2010 Factual. Todos os direitos reservados.