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Beleza Natural anuncia GP Investiments como acionista

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Maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados, com 13 institutos em três estados (RJ, ES e BA) e mais de 90 mil clientes atendidos por mês, o Instituto Beleza Natural fechou um acordo de venda de 33% da empresa para a GP Investments, companhia líder em investimentos alternativos na América Latina.

Com o acordo, a GP vai investir R$ 70 milhões (aproximadamente US$ 33 milhões) pelo fundo de private equity GP Capital Partners V, gerido pela GP Investments V, uma subsidiária integral da GP Investments. Os quatro sócios-fundadores irão continuar liderando as operações do Beleza Natural.

Com serviços e produtos exclusivos e foco na Classe C, o Instituto Beleza Natural foi fundado em 1993 e desenvolve soluções completas para o cuidado e tratamento dos cabelos crespos e ondulados. Atualmente, são 13 unidades em três estados diferentes (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia). Ainda este ano abrem mais cinco filiais: duas no estado do RJ (Campos e Volta Redonda) e três em São Paulo. A empresa alcançou um faturamento de aproximadamente R$140 milhões em 2012, dos quais os serviços somaram 59% das receitas e a venda de produtos representaram os 41% restantes.

A rede tem um crescimento médio de 30% em faturamento ao ano. O sucesso do Instituto Beleza Natural está intimamente ligado aos seus rigorosos padrões de qualidade, que garantem elevados níveis de satisfação ao cliente e a alta recorrência de seu modelo de negócio, uma vez que as clientes devem visitar os Institutos mensalmente. Diferentemente dos salões tradicionais, as operações do Instituto foram concebidas para atender a um grande número de clientes, em um processo padronizado e por profissionais altamente qualificados que elimina a dependência de funcionários específicos, o que é muito comum em salões de beleza tradicionais. Além disso, a combinação da alta margem de contribuição e baixa necessidade de capital de giro no nível dos Institutos se traduz em retornos significativos sobre o capital investido.

“Estamos hoje prontos para intensificar nosso modelo de negócio e iniciar um plano de expansão mais agressivo. A parceria com a GP Investments nos permitirá acelerar nosso ciclo de crescimento e consolidar nossas práticas de gestão e governança, de modo a reforçar nossa posição como referência nacional no setor de beleza e cuidados com o cabelo”, afirma Leila Velez, sócia-fundadora e presidente da empresa.

Para a GP Investments, a aquisição de uma participação no Beleza Natural representa a oportunidade de entrar em uma companhia com vantagens competitivas claras e de se beneficiar de um mercado extremamente favorável. “O Brasil é o terceiro maior mercado de Higiene e Cuidados Pessoais no mundo e acreditamos que o Beleza Natural é um veículo único para obtermos exposição a este mercado e ao poder de compra das brasileiras”, diz Fersen Lambranho, Co-CEO da GP Investments. “A proposição de valor do BN é tão atraente que, além de sua clientela local, há cerca de 170 caravanas de mulheres espalhadas pelo país, que viajam uma média de 500 km de distância apenas para realizar os serviços disponíveis nos Institutos”.

Sobre a GP Investments, Ltd:
A GP Investments, uma companhia líder em investimentos alternativos na América Latina, está investindo ativamente na região desde 1993. A GP Investments já captou aproximadamente US$5 bilhões e adquiriu 53 companhias em 15 diferentes setores da economia. Em maio de 2006, a GP Investments concluiu seu IPO, tornando-se a primeira companhia de private equity listada em bolsa da América Latina. Para mais informações, acesse o website da GP Investments (www.gp-investments.com).

Sobre o Instituto Beleza Natural:
De forma revolucionária e com produtos exclusivos, o Instituto Beleza Natural desenvolve, há 19 anos, soluções completas para o cuidado e tratamento para cabelos crespos e ondulados. O primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro, em 1993. Hoje, são 13 institutos, sendo nove no estado do Rio de Janeiro, dois no Espírito Santo e um na Bahia. Seu público-alvo são mulheres e homens das classes da classe B, C e D, entre 18 a 45 anos, que têm cabelos crespos e ondulados e não desejam alisá-los, e sim deixá-los bonitos naturalmente, com cachos definidos e hidratados.

Em 2004 foi criada a fábrica Cor Brasil, que produz cerca de 300 toneladas de produtos por mês e abastece os institutos com produtos de uso profissional e linhas de manutenção. A rede conta hoje com 1.700 colaboradores e 80% desse quadro é formado por ex-clientes. A empresa já recebeu inúmeros prêmios. Este ano, por exemplo, a sócia-fundadora Zica Assis foi escolhida uma das 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil pela Revista Forbes e Empreendedora do Ano pelo Estadão PME. Mais informações no site (www.belezanatural.com.br).

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