Notícias

Notícias

A viagem épica de Dante Alighieri pelas mãos de Dalí

Com apoio do Instituto Cervantes e do Instituto Italiano de Cultura, exposição chega à CAIXA Cultural no próximo dia 17

A CAIXA Cultural recebe, a partir de 17 de julho, a exposição “Dalí: A Divina Comédia”, promovida pela Arte A Produções, com apoio do Instituto Cervantes e do Instituto Italiano de Cultura. Dividida em três partes – Inferno, Purgatório e Paraíso – a “Divina Comédia”, escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri, é uma das maiores obras da literatura mundial e já ganhou telas de artistas como Boticelli, William Blake e Gustavo Doré, entre outros. Porém, a coleção de Salvador Dalí é uma das mais representativas pela direção surrealista característica do artista espanhol.

Na década de 50, quando o aniversário de sete séculos da “Divina Comédia” se aproximava, o governo italiano encomendou a Dalí uma série de 100 telas em aquarela, que traduzisse com imagens uma das maiores obras literárias da história da humanidade. Mesmo com o rompimento do acordo no meio do processo – os italianos pressionaram, insatisfeitos, por a obra estar nas mãos de um artista espanhol -, Dalí seguiu com os trabalhos e terminou todas as telas por conta própria, ao longo de aproximadamente dez anos.

Terreno fértil para as ideias surrealistas de Dalí, a poesia contida nos três volumes da “Divina Comédia” é uma viagem por três mundos que são apresentados como Inferno, Purgatório e Paraíso, com a presença dos personagens de Dante (o homem), Beatriz (a fé) e Virgílio (a razão). A coleção se tornou uma das principais realizações do espanhol, que, embora tenha feito gravuras para outras obras importantes como “Alice no País das Maravilhas” e “Dom Quixote”, tem nessa série um de seus mais apreciados e respeitados trabalhos.

Além de trazer a beleza estética e plástica das telas, “Dalí: A Divina Comédia” faz-se importante também por mostrar o diálogo entre as artes visuais e a literatura, representadas aqui por dois ícones com contribuições de enorme importância para a história da arte.

Exposição “Dalí: A Divina Comédia”

Quando: de 17/7 a 2/9
Horário: terça a domingo, das 10h às 21h
Local: Caixa Cultural – Galeria 3 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro
Tels.: (21) 2544-4080/1099/7666 | www.caixacultural.com.br
Entrada franca

Realização: Caixa Cultural Rio de Janeiro e Arte A Produtora
Apoio: Instituto Italiano de Cultura e Instituto Cervantes Rio de Janeiro

Rua Voluntários da Pátria, 190 / 501
Botafogo – Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22270-010
Tels.: (21) 2226.1346 / 2226.1347 / 2539.0775
Copyright © 2010 Factual. Todos os direitos reservados.